Header Ads

Quadra chuvosa do Ceará é a melhor dos últimos 7 anos; mas abastecimento preocupa na RMF

As precipitações da estação chuvosa de 2019 foram as melhores dos últimos sete anos, conforme balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A média histórica da quadra chuvosa é 600,7 milímetros. De acordo com a Funceme, choveu 676,3 milímetros entre fevereiro e maio, 12,6% acima do esperado.

Apesar das boas precipitações, o abastecimento de água para a Grande Fortaleza preocupa. Segundo o secretário da SRH, Francisco Teixeira, a reserva atual do sistema Jaguaribe-Região Metropolitana, que abastece Fortaleza, é de 11,9%. Em outubro de 2015, quando foi divulgado o Ato Declaratório reconhecendo o cenário de escassez hídrica no Estado, esse volume era de 19,2%. 

"Apesar desse aumento não choveu bem em todas as regiões do Ceará. Isso não garante o abastecimento de água inteiro nem para o próximo ano todo. Precisamos trabalhar bem essa reserva que nós temos", afirmou.

Sobre o quadro chuvoso melhor dos últimos sete anos, a Funceme afirma que os meses de fevereiro e março ajudaram para que que os números fosse mais positivos.

“O período de fevereiro a maio de 2019 foi ligeiramente superior ao mesmo período de 2011 (9,7%), que foi o último semelhante ao atual. Nos últimos 10 anos, o período de fevereiro a maio mais chuvoso foi o do corrente ano. Um longo período seco, de 5 anos consecutivos, ocorreu entre 2012 e 2016.”, destaca o meteorologista da Funceme Raul Fritz. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.