Header Ads

Ceará negocia fábrica de automóveis com a Toyota

O governador Camilo Santana vai se reunir com executivos da fabricante de automóveis Toyota em São Paulo. A ideia é ambiciosa: trazer uma unidade produtiva da japonesa para o Ceará. O encontro ocorrerá amanhã, 14. Segundo uma fonte ligada à Casa Civil, o modelo de negócio (mais provável) será voltado à fabricação de carros elétricos.

O que reforça a teoria é o recente anúncio da Toyota e a Subaru para o desenvolvimento de uma plataforma para veículos elétricos à bateria (BEVs) – especialmente de médio e grande portes. Nesse sentido, as empresas criariam (cada uma), um SUV com tecnologias de eletrificação.

Mais do que isso: a empresa anunciou que projeta carros elétricos próprios. Entrariam outro utilitário esportivo na jogada (sem ser o desenvolvido com a Subaru), além de uma perua, um hatch e duas mini-vans. A “frota sustentável” está prevista para ser lançada em 2025.

O esforço do Governo em buscar o player automotivo não é qualquer tiro no escuro: os veículos da Toyota estão no ranking dos mais vendidos no Ceará, especialmente o sedã Corolla e a picape Hilux. Na outra mão, a fabricante japonesa já declarou diversas vezes que o mercado cearense é estratégico no Nordeste.

Atualmente a Toyota vende no mercado o modelo híbrido Prius. O sedã é dotado de dois sistemas – um elétrico e outro à combustão.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.