Header Ads

Operação de segurança do Carnaval no Ceará terá 6.398 agentes



A segurança pública do Ceará contará com 6.398 agentes durante os dias de Carnaval. Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), o número representa um aumento de 7,47% em relação a 2018. Serão 5.500 policiais militares, 247 policiais civis, 530 bombeiros, 63 servidores da Perícia Forense e 58 da SSPDS. A operação de segurança para o feriadão acontecerá das 18h do dia 1º de março (sexta-feira) até as 6h do dia 6 (quarta-feira).

O reforço contará com duas Plataformas de Observação Elevadas (POEs) e cinco aeronaves, com serviço de resgate, distribuídas entre Fortaleza, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral. Além disso, haverá equipes extras do Corpo de Bombeiros em municípios litorâneos que costumam receber mais turistas, para auxiliar nos trabalhos de salvamento e resgate.

Os Bombeiros contarão, também, com equipamentos para o atendimento de emergência e jet skis, nas praias do Futuro (Fortaleza) e Icaraí (Caucaia).

Drones também serão utilizados prevenir afogamentos de banhistas. As praias contarão ainda com veículos adaptados pra rodar na faixa de areia

Importunação sexual

Segundo o titular da SSPDS, André Costa, “uma nova preocupação” para a segurança durante o Carnaval será a atenção aos crimes de importunação sexual, definidos em lei no ano passado. Segundo o secretário, os agentes da segurança pública receberam um treinamento para identificar e atender possíveis ocorrências.

Durante a coletiva que informou o efetivo de segurança para o carnaval, realizada nesta quinta-feira (28), a delegada Rena Gomes, do Departamento de Proteção de Grupos Vulneráveis (DPGV). comentou o assunto:

“As delegacias da Polícia Civil também estão sensibilizadas para entender o que configura esse crime, como beijos roubados, atos libidinosos e passadas de mão”, disse.


Delegacias

Ao longo dos seis dias, as delegacias de Acopiara, Bebebribe, Guaramiranga, Icapuí, Jaguaruana, Paracuru, São Benedito e Várzea Alegre funcionarão, provisoriamente, em regime de plantão. Já as regionais de Aracati, Camocim, Jijoca de Jericoacoara e o 2º e 34º Distrito Policiais de Fortaleza receberão reforço de policiais civis.

Perícia Forense

Os 63 servidores da Pefoce estarão distribuídos entre os municípios de Fortaleza, Canindé, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixeramobim, Russas, Sobral e Tauá. As unidades de Aracati e Guaramiranga também receberão agentes extras.

Rodovias estaduais

Ao todo, agentes estarão realizando a fiscalização das CEs, em 22 pontos fixos e 75 postos avançados pelo estado. Serão 573 policiais militares do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) e 180 agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Eles atuarão com 48 motos, 20 guinchos e 46 viaturas.

Além disso, as rodovias também serão monitoradas 24h por dia com auxílio das câmeras de videomonitoramento. O acompanhamento das cidades será realizado pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), em Fortaleza e será encerrado às 7h da quarta-feira de Cinzas.














Fonte: G1 - CE

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.