Header Ads

Pedidos de benefício ao INSS crescem 28,7%



Os pedidos de aposentadoria feitos ao INSS aumentaram quase 30% em janeiro deste ano na comparação com igual período de 2018, segundo o órgão. No primeiro mês deste ano, 234.595 segurados pediram o benefício ante 182.289 em janeiro de 2018. O INSS não comenta os números, mas extraoficialmente as informações são de que a corrida para se aposentar está ligada às discussões da reforma da Previdência.

Embora um projeto oficial ainda não tenha sido apresentado, a proposta que estaria em discussão é para a criação de uma única aposentadoria com idade mínima de 65 anos para homens e mulheres. Para especialistas, não há motivos para pedir o benefício sem se planejar, principalmente nos casos de quem já atingiu os requisitos para ter a aposentadoria, pois mesmo com a aprovação de novas regras, esse trabalhador tem o direito adquirido. 

Além disso, segundo ele, quem tiver condições para se aposentar pelas regras antigas, mas tiver vantagem com as mudanças, pode optar pelo melhor benefício. É bom lembrar que a renda da aposentadoria é para toda a vida e, por isso, é preciso planejamento.

Dentre as principais dicas para se dar bem estão confirmar se todo o tempo de contribuição está registrado corretamente no INSS e conferir a documentação que comprova os empregos.













Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.