Header Ads

Começou, nesta sexta, o verão no Hemisfério Sul



Começou nesta sexta-feira, 21, o período caracterizado pela elevação da temperatura e dias mais longos que as noites. O que marca essa mudança é o verão no Hemisfério Sul, que começou, oficialmente, às 20h22 desta sexta e vai até dia 20 de março de 2019. No período, a temperatura estará mais elevada na região sul do Ceará.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período, também, é marcado por mudanças rápidas nas condições de tempo, como chuva forte, queda de granizo em algumas regiões, vento com intensidade forte ou moderada, além de descargas elétricas.

Segundo o Inmet, a chuva será frequente em quase todo o país, com exceção de algumas regiões do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste. 

Para o instituto, “o verão é especialmente importante para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia, por meio das hidrelétricas, e para a reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios”.
Nordeste

Segundo informações da Agência Brasil, a previsão do modelo estatístico do Inmet para o verão na Região Nordeste indica predomínio de áreas com maior probabilidade de chuva acima da média na Bahia, do litoral de Alagoas até o Rio Grande do Norte e no sul do Piauí e do Maranhão.

Nas demais áreas, a chuva deve ficar próxima à média ou ligeiramente abaixo durante a estação. A temperatura estará mais elevada no Maranhão, centro e sul do Piauí, sul do Ceará e no oeste de Pernambuco.











Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.