Header Ads

Convite: Prefeito Tomás Figueiredo convida para o Lançamento do Programa ID Jovem em Santa Quitéria


O Prefeito Tomás Figueiredo, em nome da Prefeitura Municipal de Santa Quitéria convidam para o evento de lançamento do Programa ID Jovem, que acontecerá no próximo dia 21 de novembro, a partir das 14h00 no Ginásio Poliesportivo de Santa Quitéria. 

A chegada desse benefício aos jovens de nossa cidade é uma conquista do prefeito Tomás Figueiredo que tem se empenhado em trazer benefícios e melhorias de vida aos jovens e toda a população de Santa Quitéria.

Sobre o ID Jovem: 

O ID Jovem é um documento que oferece diversos benefícios aos jovens, como por exemplo, meia-entrada para eventos culturais e esportivos, bem como vagas gratuitas e com descontos em em transpores coletivos. Programa integrado ao Estatuto da juventude e foi criado pelo governo federal com o objetivo de beneficiar milhões de jovens brasileiros.

Benefícios oferecidos pelo ID Jovem:

Meia entrada em cinema, shows, teatros, jogos de futebol e quaisquer outras áreas culturais, como museus e parques nacionais.

Reserva de assentos em viagens interestaduais, 2 assentos com 100% de gratuidade e 2 assentos com no mínimo 50% de gratuidade do valor da passagem, sendo válidos ônibus, trens e barcos de classe convencional.

Isenção em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais, assim como qualquer cidadão cadastrado no CadÚnico.

Quem tem direito?

A ID jovem é destinada a jovens de baixa renda que fazem parte do Cadastro Único, e que necessitam de auxílio para ter acesso a eventos culturais, esportivos e laser. Para ter direito é preciso cumprir as regras abaixo:

Ter entre 15 e 29 anos, sendo estudante ou não;

Estar inscritos no CadÚnico com NIS ativo e com informações atualizadas há pelo menos 2 anos

Possuir renda familiar de até 2 salários mínimos (R$1874,00)

Como fazer o cadastro?

O primeiro passo para quem deseja utilizar o benefício, e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico. Através do cadastro, os dados do jovem serão analisados pelo programa, e caso seja aprovado, será gerado um número de NIS que poderá ser usado pagar gerar sua ID Jovem posteriormente.

Este cadastro é feito no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de sua cidade. Este centro na maioria das vezes encontra-se na sede da prefeitura do município. Para o cadastro, é necessário levar todos os documentos pessoais dos integrantes da família, comprovante de endereço, comprovantes de renda e carteiras de trabalho dos trabalhadores.

O responsável pela família é quem deve fazer o cadastro no CRAS. Os documento necessários são:

RG
CPF
Título Eleitor
Certidão de Casamento
Comprovante de Residência
Carteiras de Trabalho CTPS
Atestados de matrícula escolar
Contratos de Aluguel

Vale lembrar que não é obrigatório ser estudante para ter direito ao benefício.


















Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.