Header Ads

Inep publica os resultados finais das escolas participantes do Saeb


Os resultados finais das escolas que participaram da edição de 2017 Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) já estão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação. O Saeb foi aplicado em outubro e novembro do ano passado para cerca de 5,4 milhões de estudantes de mais de 70 mil escolas.

Na página pode ser visualizado o boletim de todas as instituições de ensino que atenderam aos critérios para divulgação dos resultados, conforme previsto na Portaria nº 447/2017: ter tido no mínimo dez alunos presentes na aplicação dos instrumentos e alcançado a taxa de participação de, pelo menos, 80% dos alunos matriculados, conforme dados declarados pela escola ao Censo Escolar 2017. As escolas que não cumpriram os requisitos dessa portaria não terão os resultados divulgados.

O boletim da escola mostra o desempenho no Saeb de forma contextualizada, permitindo que cada unidade escolar conheça os seus resultados e alguns dados referentes ao cenário municipal, estadual e nacional. O documento pode ser acessado com o Código Inep da escola ou simplesmente identificando ano, unidade da federação, município e dependência administrativa.

Saeb – O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação em larga escala realizado periodicamente pelo Inep. Oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências, permitindo que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país.

Por meio de testes e questionários, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes avaliados. Esses índices estão descritos e organizados de modo crescente em escalas de proficiência de língua portuguesa e de matemática para cada uma das etapas avaliadas. As escalas funcionam como apoio para a interpretação dos resultados do Saeb – que, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono apuradas no censo escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).













Fonte: MEC

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.