Header Ads

TSE vai analisar candidatura de Lula nesta sexta


A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, convocou uma sessão extraordinária para está sexta-feira (31), com a finalidade de avaliar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ministra tomou a decisão após ser aconselhada por colegas a resolver a situação antes do início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão.

Os magistrados devem avaliar se Lula pode aparecer na propaganda do PT e se poderá pedir votos para o vice, Fernando Haddad, caso seja impedido de fazer campanha em nome próprio. Um dos ministros que integra o plenário da Corte Eleitoral, que prefere não se identificar, acredita que será impossível avaliar as condições da campanha do petista sem entrar no mérito do pedido de registro de candidatura, ou seja, decidir se ele pode ou não concorrer.

O PT protocolou a candidatura do ex-presidente no dia 15 deste mês, faltando menos de duas horas para o fim do prazo e aguarda julgamento. Lula está preso em Curitiba, e pode ser enquadrado no artigo 2º, da Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de sentenciados por um tribunal colegiado.

O ex-presidente foi condenado a 12 anos e um mês de prisão no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção. O horário eleitoral para os candidatos a presidente começa neste sábado (1º), por isso, a pressa em decidir logo a situação do petista. Para os demais cargos, a propaganda começa ainda nesta sexta-feira, 31.















Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.