Header Ads

Rodoviários sinalizam fim da greve no Ceará


Uma assembleia, na manhã desta sexta-feira (20), sinalizou o fim da greve dos rodoviários. Representantes do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Intermunicipal e Interestadual do Ceará (Sinterônibus) e Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de transporte Rodoviário de Passageiros Intermunicipal e Interestadual (Sinteti) levaram à categoria as propostas elaboradas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e Tribunal Regional do Trabalho (TRT/CE).

Outra reunião, na tarde de hoje, agora envolvendo os dois sindicatos decidirá se decreta de vez, ou não, o fim da greve.

Entre as propostas aceitas, há alguns pontos fundamentais que a categoria reivindicava. A nova carga horária, ponto polêmico das discussões, ficou acertada para “24 horas semanais, limitada a 10 motoristas e 10 cobradores, por empresa, em linhas de até 120 km do ponto de partida”, de acordo com documento elaborado na assembleia. A nova medida inicia em 01 de dezembro de 2018.

Outros pontos como cesta básica, pagamento (no quinto dia útil) e demais benefícios ficam assegurados “aos trabalhadores contratados com a jornada de 44 horas semanais”. A única exclusividade é a de vale-alimentação, que “apenas seria devido após a primeira hora extra executada” aos profissionais com a jornada maior, como ficou estabelecido no documento. Outro ponto conquistado na assembleia é a garantia que não haverá demissões por conta instituição da nova jornada de trabalho.












Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.