Header Ads

Operação da Polícia Federal contra roubo de cargas cumpre mandados no Ceará


O grupo criminoso conhecido como Orcrim foi alvo de uma operação da Polícia Federal nesta terça-feira, 17. A organização é acusada por furtos e receptação de cargas de caminhões em vários estados do Nordeste e do Sudeste. Ao todo, serão 173 mandados judiciais cumpridos, sendo dois deles em Sobral, interior do Ceará. Outros estados que foram investigados pela Polícia Federal foram Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. Segundo o órgão, a Orcrim chegou a causar mais de R$ 8,6 milhões de prejuízo. 

Serão 106 mandados de busca e apreensão, 64 mandados de prisão e três mandados de interdição de empresas envolvidas com a receptação dos materiais transportados. Os mandados foram expedidos pela 17ª Vara Criminal de Maceió, em Alagoas. O estado ficou à frente das principais investigações, com ajuda da Polícia Rodoviária Federal. Além dos roubos, os suspeitos faziam adulterações de veículos e davam golpes em seguradoras. 

Parte das ações da organização era realizada com ajuda de caminhoneiros. Segundo a PF, os motoristas simulavam terem sido sequestrados por assaltantes do mesmo grupo. Enquanto isso, outros integrantes desligavam dispositivos de segurança e faziam o furto da carga do veículo. Ao fim, o caminhoneiro ia a uma delegacia e realizava a falsa comunicação do crime. Os acusados não tinham preferência por nenhum tipo específico de carga, podendo realizar o furto de materiais têxteis, eletrônicos ou alimentícios. 















Fonte: O Povo

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.