Header Ads

Sinpol-CE promove debate sobre Segurança Pública e atuação da Polícia Civil



O Sindicato dos Policiais Civis do Ceará (Sinpol-CE) promove, neste sábado, 5, das 9h às 17h, o seminário "A Polícia Civil que Queremos: o Combate ao Crime Organizado no Ceará, a partir do Fortalecimento da Atividade Investigativa". O objetivo é debater a questão da segurança pública no Estado e a atuação da Polícia Civil frente ao crescimento do crime organizado.

Entre os palestrantes estão o diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque; o pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Ricardo Moura; o defensor público, Emerson Castelo Branco; o vice-presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Flávio Werneck e o presidente do Sindicato, Francisco Lucas.

"O nosso objetivo é apresentar soluções para a construção de uma nova Instituição, de forma a fortalecê-la para que possamos começar a dar respostas à violência que assola o nosso Estado. Trabalhamos com o mesmo efetivo policial correspondente a dez anos, o que é um retrocesso para o Estado cuja criminalidade só cresce", disse o presidente do Sindicato Francisco Lucas.

Evasão na Polícia Civil

Pesquisa recente feita pelo Sinpol-CE tendo como fonte de pesquisa os diários oficiais do Estado da última década demonstraram que o índice de evasão de policiais civis da corporação é de 42,08% nesse período. Nos três últimos concursos realizados pelo Estado, em 2006, 2011 e 2016, foram convocados para a academia 3.489 escrivães/inspetores, destes, atualmente o Estado conta com 1.488 em efetivo exercício. 

Os que permanecem representam incremento de apenas 20,17% de pessoal no mesmo período. Os dados impactam diretamente de forma negativa na segurança pública tanto na Capital como no Interior.

Serviço:

Local: Centro Universitário Estácio do Ceará - Unidade Moreira Campos (Rua Vicente Linhares, 308 - Aldeota).

Data: 05/05/2018

Horário: 09h às 17h
















Fonte: SinPol - CE

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.