Header Ads

Com 17% da capacidade, reservatórios do CE devem abastecer população por mais um ano



O mês de maio chegou com uma trégua no volume de chuvas em relação a abril no Ceará. As precipitações do mês passado, que registrou os melhores índices para o período desde o ano de 2009, contudo, devem garantir o abastecimento de água por mais um ano no Ceará, segundo o secretário de Recursos Hídricos do Estado, Francisco Teixeira. O secretário, no entanto, em entrevista à edição desta quarta-feira, 9, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 - Expresso Grande Fortaleza + 24 emissoras no Interior), disse que a situação hídrica no Estado ainda é crítica.

Segundo Teixeira, apesar das intensas precipitações do mês passado, as recargas nos reservatórios cearenses não foram muito significativas, mas beneficiaram tanto o Interior quanto a Região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com o secretário, antes do início da quadra chuvosa, no mês de janeiro, as reservas hídricas estavam em 7% e agora se encontram em 17%, o que representa cerca de 3,2 bilhões de metros cúbicos. O percentual, entretanto, fica bem abaixo da capacidade total de armazenamentos dos reservatórios cearenses – 18,7 bilhões de metros cúbicos.

O secretário de Recursos Hídricos do Estado ressalta que, até o início do mês passado, a expectativa era que 25 cidades cearenses enfrentassem problemas de abastecimento de água durante o ano, número que caiu para cinco após a boa quantidade de chuvas de abril. Sertão Central, Bacia do Açude Banabuiú, além dos municípios de Pereiro, Boa Viagem e Mombaça estão sendo monitorados com mais cuidado pela Secretaria, aponta Teixeira.

Cobrança de tarifa

Perguntado se com o novo prognóstico de abastecimento para este ano a tarifa de contingência, que visa a economia de água, iria ser retirada das contas dos cearenses, Teixeira disse que a tarifa deve ser mantida. O secretário destaca, mais uma vez, que o Ceará ainda passa por um quadro de situação crítica de escassez de água.
















Fonte: Ceará Agora

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.