Header Ads

Ceará recebe mais de 370 mil doses contra influenza para vacinação neste sábado (12), dia D



O Ceará recebeu nesta sexta-feira (11) mais de 370 mil doses de vacinas contra a gripe Influenza para o dia D de vacinação, que ocorre em todo país neste sábado (12). Em todo o estado, 2.388 postos fixos e 1.110 postos volantes de vacinação devem funcionar para garantir a imunização, segundo a Secretaria da Saúde.

Em Fortaleza, o Centro de Saúde Meireles, do estado, e os 110 postos de saúde da prefeitura vão funcionar das 8 h às 17 h. As doses são exclusivamente para as pessoas pertencentes aos grupos prioritários da campanha:

Idosos a partir de 60 anos
Crianças de seis meses aos menores de cinco anos
Trabalhadores de saúde
Professores das redes pública e privada
Povos indígenas
Gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto)
Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

A coordenadora estadual de imunizações, Ana Vilma Leite Braga, esclareceu boatos de que a vacina vai estar disponível para todos os grupos populacionais no dia D. Ana Vilma acrescentou que as vacinas serão destinadas aos demais públicos somente após o dia 1º de junho e se sobrar doses.

“Até o dia 1º de junho, quando termina a campanha, inclusive no dia da mobilização, a vacina está disponível apenas para os grupos prioritários”, afirmou.

Ao todo, o estado vai recebeu 372.620 doses, no sexto repasse da vacina enviado pelo Ministério da Saúde, nesta sexta-feira. Ana Vilma Leite afirmou que a expectativa é 30% das doses sejam aplicadas no sábado.

Nos repasses anteriores, o estado recebeu e já enviou aos municípios 1.590.460 doses da vacina, 68% do total. O Ministério da Saúde programou sete repasses de doses da vacina a todos os estados até 25 de maio.

"As doses já foram disponibilizadas para todas as coordenadorias regionais do estado. O Dia D é para ter um acesso melhor, de quem não conseguiu ainda tomar a vacina", disse.

Nordeste


Com cobertura de 49,5% da população dos grupos prioritários, foram vacinadas 943,791 pessoas até esta sexta-feira. A expectativa é chegar a um milhão de doses aplicadas antes mesmo do Dia D, neste sábado.

Foram registradas ainda 156,809 doses para pessoas com comorbidades e outros grupos populacionais, totalizando 923.612 doses aplicadas em todo o Estado. Vacinação segue até 1º de junho.
















Fonte: G1 - CE

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.