Header Ads

Mais de 90 cidades do CE registram chuva neste sábado; Senador Pompeu tem 89 milímetros




Choveu em pelo menos 91 municípios do Ceará neste sábado (31), segundo segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado às 15h25.

A maior intensidade foi registrada em Senador Pompeu, na Região Sertão Central e Inhamuns, com 89 milímetros. Outras cidades da região receberam boas chuvas como Quixeramobim (70 milímetros), Pedra Branca (60 milímetros) e Boa Viagem com 57 milímetros.

A Região Jaguaribana, local onde se concentra os doias maiores açudes do Ceará, o Castanhão e Orós, foi outra que houve bons registros de chuvas. Em Ererê choveu 43 milímetros e em Jaguaribe maior precipitação foi de 29 milímetros.

Ambos os açudes seguem em situação crítica. O Castanhão tem apenas 3,84 % da capacidade máxima. Já o Orós tem 6,30% do volume máximo.


Previsão para domingo (1º):

Ao longo do dia, nebulosidade variável com chuva em todas as regiões.

Previsão para segunda (2):

Nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões.


Nove açudes atingem 100% da capacidade

Com as chuvas acumuladas dos últimos dez dias, sobe para nove o número de açudes no estado que estão com 100% da capacidade. O açude Maranguapinho, localizado no município de Maranguape sangrou no início desta semana, segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Os açudes que estão com 100% de sua capacidade são:

Maranguapinho, em Maranguape
Acaraú Mirim, em Massapê
Caldeirões, em Saboeiro
Itaúna, na cidade de Granja
Tucunduba, em Senador Sá
Cocó, na capital
Germinal, no município de Palmácia
Tijuquinha, em Baturité
Colina, na cidade de Quiterianópolis


Onze açudes do Ceará estão com capacidade acima de 90%.

No penúltimo dia de março, historicamente o mês mais chuvoso do Ceará, o volume de chuva está bem abaixo do que se espera no estado. Até a tarde desta sexta-feira (30), o Ceará acumula 111 milímetros desde o início do mês, 45% abaixo da média mensal.

O esperado para os 31 dias de março é um acúmulo de 203, conforme média histórica registrada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Neste ano, os dias mais chuvosos de março ocorreram no início e fim do mês; entre os dias 4 e 22, as chuvas foram poucas, com média de menos de cinco milímetros no Ceará.

Em janeiro deste ano, as chuvas já haviam ficado abaixo da média histórica. Já em fevereiro o volume ficou 55% acima da média histórica.







Fonte: G1 - CE

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.