Header Ads

370 mil eleitores podem ter títulos cancelados no CE, aponta TRE




Mais de 370 mil eleitores, de pequenas, médias e grandes cidades do Ceará, não atenderam ao chamado da Justiça Eleitoral para regularizar sua situação eleitoral, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-CE).

Conforme explicou a coordenadora de Administração do Cadastro Eleitoral do TRE-CE, Lorena Belo, “esse número corresponde a eleitores que não fizeram a biometria nos municípios onde ela era obrigatória, mas também diz respeito a eleitores que deixaram de votar por três eleições consecutivas em todo o Estado”. Em ambos os casos, as inscrições eleitorais são canceladas.

Para regularizar a situação, segundo Lorena, é importante que o cidadão se dirija ao cartório eleitoral do seu Município onde ele está inscrito eleitor, portando identidade e comprovante de endereço atualizado. Os eleitores que faltaram a algum dos últimos pleitos, e que estão com pendência junto a Justiça Eleitoral, precisam pagar multa de R$ 3,50 por turno faltoso. “Já o cancelamento da inscrição eleitoral por se ausentar da revisão biométrica não gera pagamento de multa”, explica coordenadora.

A coordenadora de Administração do Cadastro Eleitoral do TRE-CE lembra que o cancelamento do título eleitoral traz consequências para os eleitores, como a impossibilidade de votar nas eleições deste ano; não emitir nem renovar passaporte; contrair empréstimos em instituições bancárias; participar de programas assistenciais do Governo, caso do Bolsa Família; tomar posse de cargos públicos; fazer matrícula em instituições públicos de ensino, entre outras.

Distribuição dos eleitores

Segundo a coordenadora, há eleitores com pendências junto a Justiça Eleitoral em todas as 109 zonas eleitorais do Ceará. Das 184 cidades do Estado, 123 apresentam eleitores com títulos cancelados pelo não realização do procedimento de revisão biométrica.

Municípios que acabaram de passar por um processo de cadastramento biométrico obrigatório, caso de Maranguape, terão os números de cancelamentos maiores, aponta a coordenadora.

De acordo com Lorena, Caucaia, segundo maior Colégio Eleitoral do Estado, também se enquadra nessa situação. A cidade, que possui cerca de 240 mil eleitores, segundo Lorena, já possui um percentual razoável de 85% com a biometria coletada, o que corresponde a mais de 200 mil eleitores com o procedimento concluído.








Fonte: Ceará Agora

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.