Header Ads

Volume de chuvas em fevereiro está perto de ultrapassar o esperado para o mês inteiro no Ceará




O Ceará recebeu nos 15 primeiros dias do mês volume de chuva equivalente a quase o total registrado em todo o mês de fevereiro de 2017. A média para o mês, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é de 118,6 milímetros, e o observado na manhã desta sexta-feira era de 120,5 milímetros, caindo para 116 milímetros à tarde, após a coleta de dados de postos que não registraram chuva e, portanto, impactaram negativamente a média.

A maior chuva no estado neste ano foi no município de Mauriti, no sul do estado, onde houve uma precipitação de 150 mm, em 27 de janeiro. Em seguida aparecem Morrinhos, com 132 milímetros, em 13 de fevereiro; e São Luís do Curu, com 131,0 milímetros.



No acumulado de todo o mês, o município que mais recebeu chuvas foi Granja, no Litoral Norte do Ceará, com um total de 407,6 mm. Em Moraújo, também no Litoral Norte do Estado, as chuvas em fevereiro até agora somaram 354,0 mm, enquanto em São Benedito, na Região da Ibiapaba, as precipitações acumularam 285,3 mm.

Em Fortaleza, todas as chuvas ocorridas em fevereiro até esta sexta-feira somaram 120,8 mm. A maior chuva registrada na capital alcançou 57,6 mm, ocorrida em 18 de janeiro.

Açudes sem abastecimento

As chuvas que já caíram no Ceará não atingiram os principais reservatórios do estado. No maior deles, o Castanhão, o volume de água continua crítico, com apenas 2,12% da capacidade total, conforme o Portal Hidrológico do Ceará.

Já o açude Orós, segundo maior do Ceará, está com apenas 5,71% de toda a capacidade de acúmulo de água.




Fonte: G1 - CE

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.