Header Ads

Carnaval 2018 no Ceará terá 89,5% a mais de segurança em relação ao ano passado




Ao todo, 5.953 agentes de segurança pública atuarão nos quatro dias de Carnaval em todo o Estado. Deste total, serão 4.944 policiais militares, 285 policiais civis, 596 bombeiros militares, 63 servidores da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e 65 servidores da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O número representa um aumento de 89,5% em relação a 2017, ano em que 3.140 profissionais de segurança trabalharam no feriadão.

A operação começa às 18h desta sexta-feira, dia 9, e irá até as 6h da Quarta-Feira de Cinzas, 14. Segundo o Governo Estado do Ceará, as equipes estarão 24 horas por dia em solo, ar e água. No ar, estarão quatro aeronaves, incluindo serviço de atendimento aeromédico. Helicópteros sobrevoarão pelas três bases da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

Em cidades litorâneas, aquelas que recebem maior número de foliões, o Corpo de Bombeiros atenderá as ocorrências referentes ao resgate e salvamento de pessoas.

Nas estradas estaduais, 466 policiais estarão lotados no Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE). Eles atuarão em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). O efetivo diário da corporação atuará em 25 pontos fixos nas estradas, 65 postos avançados, 48 motos, 20 guinchos e 46 viaturas.

Em entrevista ao O POVO Online, o titular da SSPDS, André Costa, afirmou que essa é a maior operação de segurança pública em todo o ano em efetivo, pelos recursos logísticos empregados e pela abrangência territorial - 91 municípios no Estado.

Ele afirmou que, normalmente, são meses de planejamento, que se inicia ao final do ano anterior. Segundo o secretário, isso ocorre para que haja o planejamento das instituições vinculadas."Temos as ações da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, da Pefoce, além da própria Secretaria, especialmente da Inteligência e da Ciopaer, com sua aeronaves, e depois para reunirmos, então, tudo isso e fazer um ajuste fino para ter o planejamento da segurança pública". 


Novas viaturas

Neste feriadão, as novas viaturas do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) e do Corpo de Bombeiros Militar estarão nas ruas. O modelo Troller foi escolhido por estar adaptado a andar na areia da praia.









Fonte: O Povo

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.