Header Ads

Fortaleza tem quinta maior inflação do Brasil





O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que calculou preços coletados no período de 14 de dezembro de 2017 a 15 de janeiro de 2018, aponta Fortaleza como a quinta capital com maior variação mensal de preços, ficando atrás de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre. No Nordeste, a cidade tem maior variação entre as capitais pesquisadas. Recife e Salvador ficam em baixo no ranking. A informação é do site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Em dezembro de 2017, Fortaleza teve variação de 0,24%. Já em janeiro deste ano, esse número subiu para 0,43%. Se comparada com Salvador, por exemplo, Fortaleza teve mais do que o triplo da variação em janeiro. A capital baiana apresentou o número de 0,12%. Recife, com 0,34% referentes a janeiro, fica 0,09% abaixo de Fortaleza. O líder do ranking, São Paulo, teve variação nos preços de 0,55% em dezembro último e 0,52 neste mês.

Conforme o IBGE, apesar de os transportes terem apresentado o maior resultado entre os grupos em dezembro, devido, sobretudo, ao preço da gasolina, Alimentação e Bebidas foi o principal encarregado pela evolução da taxa do IPCE-15 no País, com 0,86% de variação. Habitação, artigos de residência, vestuário, transportes, saúde e cuidados pessoais, despesas pessoais, educação e comunicação vêm em seguida.

O indicador refere-se às famílias com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos. O método usado é o mesmo do IPCA. A diferença está no período em que a coleta dos dados foi realizada e na abrangência geográfica.







Fonte: O Povo

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.