Header Ads

Bica do Ipu jorra com chuvas da pré-estação




Imagens da Bica do Ipu jorrando foram compartilhadas nas redes sociais nos últimos dias. O ponto turístico na região da Serra de Ibiapaba está sendo beneficiado pelas chuvas da pré-estação. A cidade de Ipu superou a média histórica do mês de janeiro para as precipitações. Segundo a Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme), a média é de 111 mm, mas já choveu 270 mm.

A região da Ibiapaba está recebendo fortes chuvas neste fim de janeiro. No último sábado, dia 27, foram registrados em Ipu 64 mm de precipitação. 

Ibiapaba tem média histórica de chuvas em janeiro de 108 mm. Até o momento, as precipitações registradas ainda estão sete pontos abaixo, com 101 mm. De acordo com a Companhia de gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), essas chuvas ainda não são suficientes para mudar a situação dos açudes e bacias da região.

Como as chuvas encontram o terreno muito seco, elas servem somente para saturar e preparar o solo para a quadra chuvosa nos meses de fevereiro, março e abril. É preciso mais que chuvas pontuais para haver recarga dos reservatórios. Em Ibiapaba, o aporte hídrico está em 18,7%. Para o próximo trimestre, a Funceme prevê possibilidade de 40% de chuvas acima da média para todo o estado.









Fonte: O Povo

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.