Header Ads

Apesar das chuvas na última semana, variação no volume dos açudes ainda é negativa




As chuvas registradas no Ceará durante a última semana ainda não serviram para aumentar o volume dos açudes do Estado. Segundo relatório da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), apesar do aporte de 1.057.346 m³ em 18 reservatórios, a variação da quantidade de água armazenada foi negativa. A evaporação provocada pelo Sol e a utilização dos recursos diminuiu o armazenamento hídrico cearense em 364.786 m³ no período entre 7 e 14 de janeiro.

De acordo com a assessoria de imprensa da Cogerh, o Estado teve aporte “pontual” em alguns reservatórios, o que gerou a variação negativa. Eles afirmam que o comportamento é “dentro do esperado” para a época do ano, já que, devido ao solo da região estar seco, este absorve as primeiras chuvas. Durante a pré-estação chuvosa, as precipitações são isoladas em apenas alguns pontos, não garantindo a recarga dos açudes. A expectativa, segundo a Cogerh, é que ocorram aportes mais significativos durante a quadra chuvosa, entre fevereiro e maio.

Nesta segunda-feira, 15, os 155 açudes monitorados pela Cogerh apresentam volume de 1,30 bilhão m³, 6,96% da capacidade total, 18,64 bilhões m³. Destes, apenas o Germinal, no município de Palmácia, se encontra quantidade de água acima de 90% da capacidade. Outros 96 açudes estão com o armazenamento abaixo de 30%.






Fonte: O Povo

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.